Compliance e Risco

Para garantir a conformidade da Rio Verde Investimentos com todas as políticas que permeiam o negócio de gestão de recursos de terceiros e assegurar a condução de sua atividade de acordo com as Melhores Práticas de Mercado, a área de Compliance estabeleceu sua atuação baseada nos seguintes alicerces:

ADERENTES AOS CÓDIGOS ANBIMA

A Rio Verde Investimentos é aderente aos códigos da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro  e de Capitais (ANBIMA).

A Associação é responsável por delimitar os princípios que o mercado deve adotar, visando a aumentar a qualidade e a disponibilidade de informações e a elevar os padrões fiduciários.

Para isso, a ANBIMA efetua a supervisão contínua dos seus participantes, garantindo assim a eficiência e regulação do mercado como um todo.

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

A Rio Verde Investimentos é uma empresa que constrói sua imagem com base nos seguintes princípios:

  • ética e transparência na condução de seus negócios;
  • qualidade e eficiência de seus serviços;
  • respeito como prática em seus relacionamentos internos ou externos, com a permanente busca por melhoria na qualidade de vida de todos com os quais se relaciona;
  • confidencialidade no trato de informações e dados de seus clientes;
  • responsabilidade na preservação de sua própria imagem;
  • honestidade no gerenciamento de seu patrimônio físico.

A fim de resguardar tais princípios, a Rio Verde formulou o presente Código de Ética e Conduta englobando temas de Compliance tais como: informações confidenciais e privilegiadas; conflitos de interesse; política de investimentos pessoais; relacionamentos internos e externos; dentre outros.

POLÍTICA DE RATEIO E DIVISÃO DE ORDENS

O Código de Conduta de Negócios tem como função formalizar a estratégia de alocação de negócios efetuados pela mesa de operações da Rio Verde Investimentos, garantindo um tratamento equânime a todas as carteiras geridas e seus cotistas.

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO

O objetivo deste documento é afirmar os critérios e procedimentos utilizados pela Rio Verde Investimentos em assembleias gerais dos emissores de títulos e valores mobiliários que confiram direito de voto aos fundos de investimento.

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

O Gerenciamento do Risco de Mercado das carteiras dos fundos geridos pela Rio Verde Investimentos baseia-se em metodologias de Value at Risk (VaR), Stress Testing e controle de indicadores de risco e retorno.

A metodologia de gestão de Risco de Mercado está fundamentada em acompanhamento contínuo e consistente, garantindo a melhor relação risco x retorno às carteiras dos fundos.

POLÍTICA DE INVESTIMENTO PESSOAL

Para realizar operações nos mercados do Segmento Bovespa e BM&F, os colaboradores da Rio Verde devem seguir o conjunto de regras pré-estabelecidas pela política de compra e venda de valores mobiliários da empresa.

MANUAL DE COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS

O objetivo deste documento é afirmar as regras, procedimentos e controles que a Rio Verde Investimentos possui afim de manter a excelência do serviço prestado aos investidores.