ALPA4: R$ 18,94  – 09/01/19

Decidimos vender nossa posição em Alpargatas (ALPA4).  Era uma posição antiga, de mais de 5 anos. Que trouxe bons resultados para nossas carteiras a despeito das duas mudanças de controle acionário ocorridas nos últimos 3 anos: Camargo Correa, J&F e agora Itau/Moreira Sales.

Vamos continuar acompanhando para avaliar um retorno ao investimento no futuro. Para isso, queremos ver a consolidação de novas alternativas de crescimento que se colocam nesse momento para a empresa.

A Alpargatas administra muito bem a sua principal marca, a mundialmente conhecida Sandálias Havaianas. Lidera o mercado interno com mais de 200 milhões de pares vendidos anualmente. As vendas no mercado externo representam cerca de 30% do faturamento total e estão divididas entre uma operação na Argentina (não lucrativa) e as vendas sandálias Havaianas ao redor do mundo (lucrativa).

No segundo dia de 2019, liderada pelo CEO Roberto Funari, uma nova gestão assumiu a Alpargatas. Funari é sucessor do Sr. Marcio Utsch o executivo que ao longo de 15 anos potencializou o desenvolvimento da marca Havaianas.

Essa nova diretoria, terá como missões: aprofundar a internacionalização das Sandálias Havaianas, desenvolver a extensão da marca Havaianas para outros artigos, desenvolver a marca Osklen adquirida há 4 anos e identificar novas oportunidades de crescimento via M&A de outras marcas.

Tarefa difícil, mas factível. Pode transformar a empresa do ponto de vista de porte, diversificação de marcas e lucratividade. Vamos acompanhar.